Doenças do coração

As doenças cardiovasculares matam cerca de 17 milhões de pessoas todos anos no mundo e esse é o tema da nossa entrevista com o médico cardiologista Dr. Marcos Celso Chaim Melhado, que atende na Clínica Santa Helena, em Catanduva.

Versão somente áudio da entrevista.

Dr. Celso Chaim, entrevista

DOENÇAS CARDIOVASCULARES (DCV)


Segundo a Organização Mundial da Saúde, OMS, a cada ano morrem 17 milhões de pessoas em todo mundo devido às doenças cardiovasculares, as DCV. No Brasil e em vários países é a primeira causa de morte, quatro milhões delas é por mau súbito. Infelizmente muitas vezes o primeiro sinal ou manifestação da DCV é a morte súbita ou infarto fatal, pois é uma doença silenciosa.

A DCV normalmente é o resultado de múltiplos fatores, alguns imutáveis, como a idade e o sexo (mulher depois da menopausa, por exemplo) e outros que são a grande maioria mutáveis ou controláveis como a dislipidemia, obesidade, tabagismo sedentarismo, stress, síndrome plurimetabólica, uso de drogas ilícitas, entre outros.

O fator determinante para o sucesso do tratamento é a mudança de hábitos de vida, com exercícios regulares, emagrecimento, alimentação saudável, abandono do cigarro e excesso de bebidas alcoólicas, evitar o stress, praticando ioga, dança, caminhada, etc, e ter um ciclo de amizade saudável, ser feliz.

Quando há doenças crônicas, como dislipidemia por exemplo, é necessário procurar o controle adequado da pressão arterial no paciente hipertenso, com mudanças de hábito de vida e uso correto e regular das medicações, assim como na diabetes procurar manter níveis de glicose adequado para evitar complicações. Na dislipidemia, controlar rigorosamente o colesterol o grande vilão na formação de placa de ateromatose (gordura) e do triglicérides

É fundamental procurar um cardiologista de sua confiança para exames periódicos, através de uma avaliação cardiovascular bem orientada, procurando fazer diagnóstico precoce e tratar os vários fatores de risco para evitar o pior.

Uma vida longa, saudável e feliz depende de atitudes simples, mas fundamentais em nossa vida.

Dr. Marcos Celso Melhado Chaim
Cardiologista
Número de registro (CRM/CRP/CRO): CRM 42619 SP - RQE 46017 
Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *