Curadoria de Conteúdo, simples assim?

Nesta avalanche de conteúdo que a internet nos oferece a cada segundo, ter uma ferramenta como Netvibes parece ser muito oportuno, para dizer o mínimo.
Ferramenta, aliás, que precisa ser estudada em todas as suas potencialidades, algo que ainda não consegui fazer. Penso que nisso reside boa parte das minhas dificuldades em montar a página e depois torná-la pública.
Fiz várias alterações, coloquei algumas abas que acredito serem válidas e inseri conteúdos que julgo importantes e relevantes, embora acredite que tenha mais, muito mais, para ser inserido, avaliado e compartilhado.
Também acho que criar o próprio conteúdo, a partir do que encontramos na rede, pode ser igualmente importante e válido. Algo para pensar mais adiante.
A página que criei está relacionada ao programa que produzo e apresento com um colega de trabalho e amigo, mas percebi que está eclética em demasia e nem mesmo eu, a criadora, consigo estabelecer limites para a curadoria. Qual conteúdo acompanhar, com que frequência avaliar e, muito mais importante, como e com quem compartilhar.
Vamos avaliar os conteúdos escolhidos para este trabalho. Há assuntos variados, para públicos diferentes. Me pergunto se é assim que o curador de conteúdo conseguirá expandir seu trabalho, atuando quase que como um “generalista”, ou se seria melhor estabelecer temas específicos e mirar nos seus respectivos públicos.
Levando em conta que o programa Simples Assim se vale muito das redes sociais para a sua propagação, então é válido entender que a curadoria de conteúdo das redes sociais seria uma boa estratégia de acompanhamento do que está se fazendo ou falando nestes canais.
Se pensarmos ainda que, nas redes sociais, os seguidores “bebem” o que dizem seus seguidos, então seria certo pensar que as pessoas prestam atenção em alguém que acredita no que está dizendo e pode lhe dar um norte, uma direção sobre um tema em debate ou na moda (embora eu ache que isso é falta de personalidade mas, enfim…) No entanto, a despeito
da enormidade de pessoas que produzem conteúdos, dos incontáveis sites e afins que produzem notícias e opiniões, pude perceber que ainda é pequeno o número de ferramentas ou tecnologias que têm sido adotadas de uma forma generalizada para gerenciar o enorme fluxo de informação disponível a cada dia. Eu mesma acabo de conhecer esta agora e, confesso, adorei!
Espero poder aplicar esta ferramenta cada dia mais no meu trabalho. Sem contar que vejo claramente uma boa oportunidade de unir a minha experiência profissional, a credibilidade e o respeito que conquistei em mais de 25 anos de trabalho sério e ético, e aplicar com esta ferramenta. Curadoria de conteúdo pode ser Simples Assim!

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *